Abelhas e cosmética

Admito! Sou uma romântica incurável e não resisto a uma bonita história de amor! E a Apivita, uma marca de cosmética sustentável, é isso mesmo: uma história de amor entre os seus fundadores, as abelhas e a Natureza. É das marcas mais acarinhadas na Grécia e agora chega a Portugal.

O amor

Com 19 anos, Niki entrou na pequena farmácia de Nikos para iniciar o estágio do seu primeiro ano na Escola de Farmácia da Universidade de Atenas e toda a sua vida mudou. Apaixonou-se por Nikos e também pela cultura de abelhas que a família mantinha. No pequeno laboratório da farmácia, os dois jovens apaixonados criaram o seu primeiro cosmético natural: um sabonete preto de própolis, com aroma a tomilho.

Desde então, todos os seus produtos seguem a mesma receita: combinam ingredientes ativos de origem natural, extratos de plantas da natureza grega, produtos derivados das abelhas e óleos essenciais orgânicos. Não são usados silicones, parabenos, óleos minerais, propilenoglicol, almíscares, ftalatos, nem outros ingredientes associados a efeitos negativos na saúde ou no ambiente.

Sustentabilidade desde 1979

Hoje falamos muito sobre sustentabilidade mas esta vontade de suportar, manter e respeitar o planeta sempre foi uma grande preocupação para Nikos. As plantas e os derivados das abelhas provêm de produção local, orgânica e sustentável, salvaguardando a biodiversidade da natureza. Na apicultura colhem 40% da produção das abelhas, deixando 60% do mel nos favos e, para proteger as colmeias, apenas utilizam óleos essenciais e extratos naturais. As embalagens dos produtos são feitas de materiais reciclados e são recicláveis. Nenhum produto é testado em animais.

Colmeias Apivita

Produtos

A Apivita tem uma linha express beauty focada em máscaras e esfoliantes (já experimentei algumas e são óptimas!); produtos para rosto e corpo, desde cremes anti-idade, desmaquilhantes, leites hidratantes a gel de banho; produtos específicos para cada tipo de cabelo; e ainda uma linha de cuidados infantis. Todos estão disponíveis em farmácias e os preços são bastante acessíveis para uma marca sustentável – um champô pode custar 14 euros e o creme hidratante para corpo custa 18 euros.

Românticos ou não, preocupados com o ambiente ou simplesmente com os produtos que colocamos em contacto com a nossa pele, devemos encorajar estas marcas, não só pelo benefício imediato que nos trazem mas também pela preocupação com que actuam no ecossistema. 🌿