Grande parte das minhas resoluções para 2019 passam por tornar-me cada vez mais sustentável. Na lista constavam objectivos como: não comer carne, escolher bio(lógico!), usar detergentes/produtos de limpeza ecológicos, andar menos de carro e mais a pé, fazer compostagem em casa e perceber melhor o que é um copo menstrual.
Logo no início de Janeiro, uma loja online de produtos sustentáveis apresentava a campanha “leve dois copos menstruais, pague apenas um”. Desafiei uma amiga a juntar-se a mim neste desafio ecológico. Tal não é o meu espanto quando ela me pergunta:
“O que é um copo menstrual?”
Recuperada do choque, comecei por descrever o que é um copo menstrual e explicar que surge como uma alternativa reutilizável a pensos higiénicos e tampões naquela altura do mês. Sublinhei que o número de absorventes colocados no lixo é chocante e que eu própria só parei para pensar nesses números há pouco tempo atrás.
Cada mulher utiliza cerca de 30 absorventes por mês, 360 por ano e 3600 em dez anos dependendo da intensidade do fluxo. Em todo o planeta, são utilizados 13.699 absorventes POR SEGUNDO, só em zonas urbanas. Estamos a referir-nos a 432.000.000.000.000 (432 biliões) de absorventes depositados em lixeiras e aterros… Com o copo, estes números reduzem-se a ZERO! O que é um copo menstrual? Um ZERO no impacto ambiental!
Como se estes números não fossem já suficientemente válidos, ainda lhe falei nos recentes estudos acerca da toxicidade dos tampões, do dinheiro que ia poupar todos os meses do resto da vida, da higiene e do conforto.

A verdadeira questão
Quando mergulhas dentro de um tema tão global, actual e urgente como a sustentabilidade cais no risco de pensar que toda a gente está a par. Eu sou tão fascinada com o nosso planeta que a ideia de eu própria o colocar em risco mexe muito comigo. Leio bastante, analiso artigos, discuto o tema constantemente, procuro soluções e tenho levado a cabo bastantes mudanças para estar cada vez mais alinhada com o propósito que é respeitar a Mãe Natureza. Mas este não é um curso que eu consiga mudar sozinha. Quando percebi que uma amiga tão próxima, da mesma geração, com acesso aos mesmos meios de informação que eu, não sabia o que é um copo menstrual pensei: “Não pode ser! Eu tenho de falar disto! Todas nós temos de falar sobre isto.”
The end
No final história, cumpri uma das minhas metas anuais logo no mês de Janeiro, reduzi substancialmente a minha pegada ecológica daqui para a frente, e sinto-me bastante útil ao escrever, sem tabus, para todas aquelas que (ainda) não sabem o que é um copo menstrual. 🌿
Foto do artigo: vogue.co.uk