Desafio: julho sem plástico

Julho sem plástico

Tenho falado muito no problema que o plástico representa para o nosso planeta – andei para trás no tempo e tentei perceber como chegámos a este cenário; já confessei o quanto me perturbam as previsões para 2050; e escrevi sobre várias alternativas ao descartável como o bambu ou o vidro. Agora está na altura de pôr em prática todos os conhecimentos e abraçar o desafio: julho sem plástico!! Ou #plasticfreejuly como é mundialmente conhecido!

Julho sem plástico

A campanha #plasticfreejuly, criada pela australiana Plastic Free Foundation, é uma iniciativa internacional que todos os anos desafia milhões de pessoas em todo o mundo a recusar o plástico descartável ao longo de um mês – Julho.

Rebecca Prince-Ruiz iniciou este movimento em 2011, na sua cidade, contagiando a comunidade e o governo local e, actualmente, é uma das campanhas ambientais com maior influência mundial – no ano passado, 120 milhões de pessoas aceitaram o desafio, em 170 países diferentes. Os participantes conseguiram reduzir os resíduos domésticos em 7,6%, contribuindo para um total de eliminação de 490 milhões de quilos de resíduos plásticos em todo o planeta.

Primeiro passo

O desafio começa com a inscrição online aqui. Depois de introduzir alguns dados para fins estatísticos, assinalamos as áreas nas quais queremos fazer mudanças (em casa, no local de trabalho, em eventos, na comunidade) e escolhemos os nossos compromissos: recusar plástico de utilização única durante o mês de julho? Transportar o kit reutilizável (garrafa, copo, talheres e palhinha)? Ser completamente plastic-free? Podemos também decidir abraçar o desafio durante um dia, uma semana, o mês inteiro ou daqui por diante, o resto da nossa vida. Ao longo do mês, recebemos emails de encorajamento com truques e dicas para evitar o plástico descartável e o site contém imenso material para nos ajudar nesta missão!

Next

O primeiro passo é sem dúvida identificar os plásticos de utilização única para sabermos onde cortar! Atenção a eles:

  • Sacos de plástico;
  • Garrafas de água, sumo, chá;
  • Palhinhas de plástico;
  • Copos de sumo, cerveja, chá e café;
  • Alimentos em embalagens de plástico;
  • Embalagens de takeaway;
  • Loiça descartável;
  • Cotonetes;
  • Película aderente;
  • Cápsulas de café e saquetas de chá;
  • Cuvetes de esferovite para frutas e legumes;

Depois fazemos uma lista com os aliados:

  • Saco para compras reutilizável;
  • Garrafa de água reutilizável;
  • Kit de refeição reutilizável (talheres e palhinha) para nunca precisar aceitar os de plástico;
  • Copos on the go (para qualquer bebida);
  • Marmitas pois às vezes é difícil comer fora de casa sem plástico;
  • Comprar a granel! Levar as embalagens reutilizáveis às compras elimina a necessidade de comprar uma nova embalagem de plástico;
Julho sem plástico
Fotografia: Maria Vasconcelos

Total plastic-free

Quem tiver vontade de passar ao próximo nível terá de considerar experimentar produtos cosméticos zerowaste, como champô e desodorizante sólidos, sem qualquer tipo de embalagem ou creme facial em frasco de vidro com tampa de alumínio. Para hidratar o corpo e como máscara de cabelo, o óleo de côco em embalagem de vidro é maravilhoso!

A minha experiência em 2018

Eu não consegui cumprir os meus compromissos #plasticfreejuly no ano passado e acho importante confessar-vos isso. No início estava motivada mas claramente menosprezei o desafio. Quando dei por mim já estava a comprar os iogurtes preferidos das miúdas que vêm em mini copos de plástico para serem utilizados uma única vez. Não é fácil eliminar o plástico do nosso dia-a-dia, ele está em todo o lado! Mas esta experiência de derrota provocou profundas alterações me mim. Percebi a dimensão do desafio e estendi-o ao ano inteiro – estou constantemente a pensar em formas de abolir embalagens descartáveis, continuo a alternar rotinas e padrões de consumo descartável como beber café de cápsula ou usar toalhitas desmaquilhantes e passei a trazer sempre comigo o saco, a garrafa e o copo para bebidas, que me permitem recusar uma quantidade enorme de plástico e cartão todos os dias! Depois do passado Julho, a minha vida não ficou igual – a experiência #plasticfreejuly mudou para sempre a minha relação com o plástico.

Be part of the solution

Este ano sinto-me bem mais preparada! Vou entrar no challenge outra vez!
Quem também aceita o desfio? Vamos juntos?
Façam as vossas inscrições e bom julho sem plástico!