25 green little steps até ao Natal

Faltam 25 dias para o Natal. 25 dias significam 25 oportunidades para fazer melhor. Este ano, em jeito de calendário do advento, deixo-vos 25 Green Little Steps até dia 25 de Dezembro, onde a grande recompensa é tornar o Natal mais sustentável este ano.

1 de Dezembro – Aquecimento

O frio começa a apertar e uma das grandes preocupações nesta altura do ano é manter a casa quente para nos sentirmos confortáveis. No entanto, o aquecimento aumenta bastante a despesa energética e há conselhos e truques que vale a pena seguir:

  • Isolar portas e janelas para reter o mais possível o calor. Fechar as portas das divisões vazias, pelo mesmo motivo;
  • Abrir cortinas nas janelas que estão a receber luz do sol ajuda a subir a temperatura da divisão, atrasando a hora de ligar aquecimento. Fechar portadas e estores quando o sol já passou para reter o calor dentro de casa;
  • Por vezes, um banho de água quente, uma manta e uma botija de água quente substitui um aquecedor;
  • Escolher sistemas de aquecimento de maior eficiência;
  • Conhecem as lareiras a pellets? Os pellets têm a forma de um granulado prensado, são feitos com restos de folhas, serradura e lascas de madeira e são uma solução mais sustentável para o aquecimento da casa.

2 de Dezembro – IR ÀS COMPRAS

Nesta altura do ano, tudo apela ao consumo – as montras das lojas estão lindas e convidam a entrar, os anúncios publicitários enfeitam os produtos com magia, o subsídio de Natal cria a oportunidade, a tradição diz que um presente significa afecto… Mais do que nunca, é importante manter os pés no chão: criem uma lista com as vossas reais necessidades e mantenham-se fiéis a ela; comprem apenas produtos para os quais tenham funções definidas e optem sempre por opções mais ecológicas e de fair trade, com o menor impacto ambiental possível. Na hora de ir às compras não se esqueçam de levar o vosso saco de compras reutilizável.

3 de Dezembro – TRANSPORTE

Nesta altura do ano existem muitas tarefas para fazer e muitos sítios para ir, o que aumenta as vezes que saímos e pegamos no carro. Reduzam a vossa pegada de carbono ao agrupar várias atividades numa só saída. Prefiram andar a pé, de transportes públicos ou usem a mobilidade eléctrica partilhada, reduzindo as emissões e a confusão nas cidades.

4 de Dezembro – Árvore de Natal

É sábado – bom dia para montar a árvore de Natal!!
Para quem não tem árvore pronta a reutilizar, as opções são:

  • Usar a imaginação – o conceito de árvore de Natal pode ser abstracto: empilhar livros, num triângulo invertido já é uma árvore de Natal;
  • Plantar uma árvore – quem tem um jardim, pode dar vida à própria árvore de Natal;
  • Alugar uma árvore natural – iniciativas como o Pinheiro Bombeiro, alugam as árvores cortadas para limpeza dos terrenos florestais e garantem a sua transformação em biomassa no fim do aluguer. Neste caso, parte do dinheiro reverte para os Bombeiros Voluntários;
  • Comprar artificial, em segunda mão – existem muitas pessoas a descartar-se das árvores a mais, nos sites de venda online – porque não dar-lhe uma segunda vida?

5 de Dezembro – Decoração de natal

Do It yourself! Paus, pinhas, folhas de eucalipto ou oliveira, ramos de alecrim são os materiais perfeitos para decorar as nossas casas nesta altura do ano. Sejam criativos!

6 de Dezembro – Luzes

É no Natal que o consumo de energia mais aumenta, associando-se o tempo mais frio às decorações e luzes. Aqui ficam algumas sugestões para equilibrar o consumo energético:

  • Escolher luzes e decorações iluminadas em LED ou fibra óptica – usam menos energia;
  • Desligar as luzes sempre que não são necessárias;
  • Aproveitar ao máximo a luz natural;
  • Não deixar os aparelhos eletrónicos em modo de repouso (stand-by);

7 de Dezembro – AMIGO/FAMILIAR SECRETO

O amigo ou familiar secreto é um jogo que ajuda a reduzir o consumo nesta altura do ano! Mantém-se a troca de presentes mas cada pessoa do grupo de amigos ou da família apenas oferece e recebe um presente. Fica a dica!

8 de Dezembro – Presentes conscientes

  • Offer Experiences, Not Stuff – uma ida ao teatro, cheques prenda para gastar no cinema, fazer patinagem no gelo, andar na roda-gigante, explorar um museu ou o jardim zoológico, são experiências amigas do ambiente e excelentes presentes para os mais pequenos. Para os mais crescidos sugiro cheques-massagem ou viagens (com pequena pegada ambiental);
  • Aulas/workshops que promovam a criatividade, a sustentabilidade ou estimulem um estilo de vida positivo. Deêm uma olhadela nos cursos Kológica;
  • DIY – biscoitos saudáveis embalados num frasco reutilizável, decorados com uma fita ou um cordel são óptimos presentes de Natal; 
  • Dinheiro – um presente sempre apreciado e 100% reutilizável;
  • Kits Zero Waste – são uma excelente forma de disseminar a consciência ambiental e promover a reutilização junto de quem o recebe;
  • Presentes em segunda mão – roupas, brinquedos, jóias em segunda mão também são presentes maravilhosos;

9 de Dezembro – Embrulhos

O papel de embrulho não pode ser reciclado pelo que deve ser evitado. Os embrulhos para os presentes podem ser feitos de produtos reutilizados como restos de tecido, papel de jornal, papel de embrulho do ano passado, materiais reciclados ou pode nem ser preciso um embrulho! Vejam as sugestões da Mind The Trash!

Foto: Mind The Tras

10 de Dezembro – Cartões de Natal Zero Waste

Muitos dos cartões de Boas Festas à venda incluem película plástica, inviabilizando a sua reciclagem e, sinceramente, na maior parte das vezes, são lidos e descartados imediatamente. Quem quer mesmo oferecer um cartão com votos de Feliz Natal pode optar por uma versão digital ou pode dar uma nova vida aos restos de cartão que estão no caixote da reciclagem.

11 de Dezembro – MERCADO DE NATAL

Porque não visitar um Mercado de Natal onde em foco estão preocupações ambientais e de sustentabilidade, bem como  a promoção da economia circular, da redução do desperdício e da segunda vida de bens e objectos? Entre 19 de Novembro e 19 de Dezembro, decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o primeiro Mercado de Natal organizado pela EDP em parceria com o movimento solidário Pinheiro Bombeiro. Neste mercado, miúdos e graúdos podem escolher a sua árvore de Natal solidária, desenhar as suas próprias decorações de Natal na oficina de enfeites do Pinheiro Bombeiro, assistir a workshops com dicas e soluções para um Natal com menos impacto no ambiente e fazer compras mais conscientes para a época festiva, optando por produtos e marcas que apelam ao consumo responsável e à economia circular

12 de Dezembro – RANDOM ACT OF KINDNESS

Actos aleatórios de bondade são gestos altruístas que fazemos espontaneamente por outras pessoas. Têm a capacidade de fazer nascer sorrisos e aquecer corações. Paguem o café a um desconhecido sem ele saber; participem em ações de limpeza de praia; ofereçam algumas das bolachas de gengibre a um vizinho; deixem alguém passar à frente na fila do banco, do restaurante ou do supermercado; ofereçam elogios sinceros; ajudem um idoso com as compras; dêem uma gorjeta maior. Vão sentir o efeito de o efeito de um random act of kindness no vosso coração.

13 de Dezembro – SÊ O EXEMPLO

Nesta quadra natalícia (e em todo o ano) sê a mudança que queres ver no Mundo. São as tuas acções, constantes, consistentes que vão influenciar os que estão à tua volta. Por cada refeição sem desperdício, por cada presente zero-waste, por cada embrulho amigo do ambiente vem uma mensagem capaz de contagiar quem a recebe.

14 de Dezembro – SOLIDARIEDADE

O Natal é uma época de entre-ajuda e de solidariedade. Há muitas pessoas a precisar do nosso carinho, de uma refeição ou de um donativo. Espreitem a página do Banco Alimentar 😉

15 de Dezembro – VELAS ecológicas

As velas são bonitas, perfumadas e até nos podem ajudar a poupar electricidade mas existem velas de parafina… e velas ecológicas. A parafina é um sub-produto do petróleo e, quando queimada liberta componentes tóxicos para o ar, como a acetona, benzeno e tolueno, todos conhecidos como cancerígenos – o problema não só afeta a saúde humana como o meio ambiente. Uma solução mais ecológica são as velas aromáticas de cera de côco ou de soja. Eu sou muito fã das velas Nidore!

16 de Dezembro – POUPAR ÁGUA

  • Cozer os legumes a vapor, usando pouca água.
  • Reduzir consumo de carne.
  • Reaproveitar água que fica nos copos da mesa para os animais ou para as plantas.
  • Reaproveitar a água de aquecer o banho.
  • Tomar duches rápidos.
  • Fechar o torneira quando lavamos os dentes ou a loiça.

Poupar água é um presente que damos ao planeta!

17 de Dezembro – mENOS PLÁSTICO, MAIS GRANEL

As compras a granel não só dispensam embalagens descartáveis, como nos permitem comprar de acordo com as nossas reais necessidades, evitando desperdício. Podemos comprar a granel:

  • Frutos secos: amêndoas, avelãs, nozes, cajus;
  • Sementes: linhaça, sementes de sésamo, de chia, de girassol, de abóbora;
  • Cereais: aveia, quinoa, millet, bulgur;
  • Leguminosas: feijão, grão, lentilhas;
  • Especiarias;
  • Chá e café;
  • Fruta desidratada: tâmaras, sultanas, etc;
  • Massas; Granolas; Bolachas;
  • Detergentes;
25 green little steps até ao natal
Imagem: Maria Granel

18 de Dezembro – NA COZINHA COM AS CRIANÇAS

Hoje, a maior parte das crianças entram de férias! Vamos fazer bolachas caseiras! Deliciosas e sem embalagens! Deixo-vos aqui uma receita de bolachas de gengibre d@apitadadopai que costumamos fazer cá em casa:

200 gramas de farinha de aveia
70 gramas de açúcar de côco
6 colheres de sopa de bebida vegetal
1/2 colher de sopa de gengibre em pó
70 gramas de óleo de côco derretido

1. Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal ou antiaderente.
2. Coloquem todos os ingredientes numa taça e envolva tudo até fazer uma bola.
3. Com a ajuda de um rolo de cozinha espalme a massa, corte as bolachinhas com um cortador e coloque sobre o tabuleiro. Repita até terminar a massa.
4. Leve ao forno por 12 a 15 minutos , no meu deixo 15 min com ventilação. Ficam douradas e crocantes.
5. Retire e deixe arrefecer completamente.
Bom apetite!!

Fotografia: A Pitada do Pai

19 de Dezembro – Refeições

Infelizmente, o Natal é também sinónimo de “excesso de comida”. É muito importante planear as refeições com sensatez e optar por ementas mais saudáveis, com mais opções vegetais e menos proteína animal. Preferiram produtos biológicos, sazonais e regionais. Volto a relembrar: na hora de ir às compras, é muito útil ter uma lista de compras para nos guiar e um saco reutilizável.

20 de Dezembro – ÓLEO DOS FRITOS

Filhós, sonhos, azevias, bilharacos, coscorões, borrachos, rabanadas – muitos dos doces de Natal tradicionais são fritos e, nesta altura do ano, o consumo de óleo alimentar aumenta. O que fazer ao óleo usado? O óleo alimentar usado deve ser reciclado e nunca deitado no ralo do lava loiça ou na sanita! O óleo, devido à sua densidade, não se mistura com a água, e provoca graves danos nas redes de saneamento e no ambiente. Após fritar os doces de Natal, devemos deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (uma garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e, quando a garrafa estiver cheia, deve ser colocada num oleão para que o óleo seja corretamente tratado e até reciclado! Sabiam que os detergentes a refill EcoX são feitos a partir da reciclagem de óleo alimentar usado? 🙂

21 de Dezembro – ANTICIPAR RECICLAGEM

Se seguirmos todas as dicas acima teremos, sem dúvida, um Natal com muito menos resíduos. No entanto, é sempre difícil controlar os presentes que nos são oferecidos, o número de garrafas de vinho, os sacos e os embrulhos que chegam. É importante saber tratá-los e separá-los da melhor forma. Papel, plástico e vidro devem ser correctamente reciclados. Não há espaço para comodismo! Eu proponho sempre a criação de uma estação de reciclagem em casa, bem prática, para, no fim da troca de presentes, o plástico, o papel e o vidro serem logo colocados em sacos diferentes.
Já agora: se algum dos brinquedos das crianças se estragar ou partir, entreguem nos pontos de recolha RePlay! Os brinquedos também podem ser reciclados em fim de vida!

22 de Dezembro – pensar desperdício alimentar

Os restos das refeições de Natal devem ser distribuídos pelos convidados, doados a instituições ou congelados, evitando assim o desperdício. Os restos de comida que não podem ser reaproveitados devem ser compostados ou colocados no contentor castanho dos resíduos orgânicos,

23 de Dezembro – VESTIDOS A RIGOR

O Natal tem todo um dress code mas não precisamos de comprar roupa nova para a ocasião! As lojas em segunda mão estão cheias de camisolas natalícias e vestidos brilhantes! Espreitem a Outra Face da Lua, a loja vintage com mais pinta em Lisboa. Também podemos sempre pedir emprestado ou trocar roupa de Natal com amigas/os.

24 de Dezembro – MESA DE NATAL

Centros de mesa com paus, pinhas, folhas de eucalipto, oliveira ou ramos de alecrim; Frutos secos e flores comestíveis para decorar; Guardanapos de pano, em vez dos de papel descartáveis; Velas de cera vegetal – tudo soluções ecológicas para deixar bonita a mesa de Natal.

25 DE DEZEMBRO – FELIZ NATAL!

Be present! Numa vida a mil, em que os empregos e as responsabilidades ocupam demasiado espaço, o tempo de qualidade em família e entre amigos é, grande parte das vezes, o melhor dos presentes de Natal. Aproveitem!

Desejo um Natal mais sustentável para todos!